25.6.09

Nostalgia gratuita

Eu sei que o Moonwalker, uma breve aparição no Men in Black 2 e uma versão negra do Feiticeiro de Oz nos anos 70 não chegam para o transformar em estrela de cinema, mas não fará mal a ninguém rever isto.


Farrah Fawcett (1947 - 2009)


Com longuíssima carreira televisiva e uma filmografia relativamente curta e discreta, a actriz, símbolo sexual e um dos Anjos de Charlie originais, faleceu hoje, vítima de doença prolongada.

24.6.09

Sedução Mortal


All the Boys Love Mandy Lane começa com a aparência de um inocente retrato de paixões adolescentes e assim se mantém durante parte considerável da sua duração. Até se transformar de forma gradual num filme de terror capaz e com uma nuance na habitual sequência "grupo de jovens retira para local ermo para se dedicar ao pecado->grupo de jovens começa a ser eliminado por um assassino psicopata com violência crescente". Existindo originalmente alguma possibilidade de surpreender quem se deixasse enganar pelo título e pela primeira metade do filme, essa possibilidade foi completamente anulada quando se decidiu chamar-lhe Sedução Mortal em português. Sim, é perfeitamente adequado. Afinal, há mortes e também existe algum tipo de sedução. Mas quantos filmes exibidos em Portugal tiveram a palavra sedução no título? O Google pode ajudar. Ora... Temos Magia e Sedução (Practical Magic), Perigosa Sedução (Sea of Love), Sedução de Morte (Cold Heart), Sedução Perversa (Eternal), Ritmo e Sedução (Take the Lead), Estranha Sedução (The Comfort of Strangers), Sedução em Manhattan (Suburban Girl), O Jogo da Sedução (Living Out Loud) e a minha disparidade título original/português preferida: Um Toque de Sedução (Marilyn Hotchkiss Ballroom Dancing & Charm School). É apenas uma pequena amostra de uma lista muito longa. Gostava de arranjar outro adjectivo, mas só me ocorre "ridículo". Se posso deixar de falar no título e dizer mais alguma coisa sobre o filme? Não.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho4b.gif

All the Boys Love Mandy Lane

De: Jonathan Levine

Com: Amber Heard, Anson Mount, Whitney Able

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2006

Trailer

A Ressaca


A igualdade entre os sexos tem de funcionar nos dois sentidos, pois então. Não podem ser apenas as mulheres a terem fenómenos cinematográficos que lhes são exclusivamente destinados. Está bem. É verdade que há os westerns e os filmes de ficção científica, os filmes de terror alimentados a machadada e sangue e tudo o que Kevin Smith fez ao longo da sua carreira. Mas não me lixem o argumento, sim? Até porque está calor e não me apetece pensar noutro. Com tanto sexo na cidade, diabos a vestirem Prada e shopahólicas a confessar-se, nós, pobres homens discriminados, precisamos também de filmes que reflictam de forma estereotipada as coisas que nos definem. Filmes que esqueçam as relações amorosas, os orgasmos e os sapatos de marca e que se debrucem sobre bebedeiras, mamas e peidos. A Ressaca é um filme desses. Pode não ter sido a primeira vez que se traz para o ecrã uma expedição masculina desregrada à mítica Las Vegas, mas há um esforço notório orientado por Todd Phillips, um veterano do género (Old School, Road Trip, Starsky and Hutch), para ir além do óbvio. Não se podendo qualificar como hilariante, os momentos cómicos são frequentes e eficazes e o enredo confere um propósito à narrativa, impedindo que se transforme numa sucessão de rábulas embriagadas.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho4-5b.gif

The Hangover

De: Todd Phillips

Com: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009

Trailer

O que temos aqui? Outro trailer de Inglourious Basterds? Ena...

22.6.09

9

Porque o dia está bonito para prendas, o trailer de 9, produzido por Tim Burton e Timur Bekmambetov com estreia agendada para 9-9-09, e a curta-metragem de Shane Acker, nomeada para os Óscares de 2005, que lhe deu origem.




Alice no País de Tim Burton

Dificilmente haverá realizador mais qualificado que Tim Burton para tratar o imaginário de Lewis Carroll com as doses elevadas de demência que merecerá. A sua Alice só estreia no próximo ano, mas já há imagens apetitosas para serenar a ansiedade dos fãs. Sem mais demora, aqui ficam o Chapeleiro Louco (Johnny Depp), a Rainha de Copas (Helena Bonham Carter) e a Rainha Branca (Anne Hathaway). Mais (incluindo arte conceptual interactiva) aqui.



21.6.09

Novo Conan será um culturista austríaco... (déjà vu?)


Tudo indica que as produtoras responsáveis pelo novo filme de Conan já terão escolhido o actor principal, decidindo confiar o papel do bárbaro criado por Robert E. Howard a Roland Kickinger, compatriota de Arnold Schwarzenegger, antigo culturista e, diz-se, também muito dotado para a jardinagem.

Ligações Perigosas


O mais recente trabalho do realizador de The Last King of Scotland apresenta-nos um dilema curioso. Por um lado, dificilmente haveria exemplo mais perfeito de aplicação da receita do "thriller político". Por outro, é inquietante perceber como se conseguiu aplicar essa receita sem lhe conferir qualquer substância. É como se tivessem construído um arranha-céus em andaimes, não se preocupando em colocar um edifício no interior da estrutura. Talvez o objectivo fosse fornecer material de estudo para uma escola de realizadores e não fazer um filme a sério. Se assim foi, parece-me que o valor pedagógico do resultado é imenso. A nós, simples espectadores, o filme ensina-nos três coisas: 1) - Que Helen Mirren não devia ter deixado que os elogios lhe subissem à cabeça. 2) - Que o talento dramático de Russell Crowe jamais mereceu um Óscar. 3) - Que Ben Affleck não merece a reputação de actor péssimo que lhe foi colada.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho4b.gif

State of Play

De: Kevin Macdonald

Com: Russell Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/gb.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/fr.gif

Ano: 2009

Trailer

20.6.09

Rudo e Cursi


Quem quiser refugiar-se das temperaturas elevadas destes últimos dias de primavera num refrescante filme sobre o desporto-rei terá duas alternativas em cartaz. A primeira é o português Star Crossed, com Diogo Morgado. A segunda é o mexicano Rudo e Cursi. Será difícil escapar ao apelo patriótico do produto nacional, mas quem conseguir fazê-lo, por défice de portuguesismo ou por alergia ao excremento, terá tomado a decisão correcta. Beto e Tato Verdusco são dois irmãos que tentam sobreviver numa aldeola remota algures na região bananeira do México. Num intervalo da colheita, são descobertos pelo olheiro Batuta e assim iniciam as suas carreiras atribuladas como futebolistas profissionais, granjeando as alcunhas pouco simpáticas de "Rudo" (rude) e "Cursi" (piroso). Gael García Bernal e Diego Luna voltam a formar a dupla de Y Tu Mamá También, filme de Alfonso Cuarón, agora sob orientação do irmão mais novo deste, Carlos. Alfonso Cuarón é um dos produtores, juntamente com outros dois elementos de uma santíssima trindade do novo cinema mexicano, Guillermo del Toro e Alejando González Iñarritu.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Rudo y Cursi

De: Carlos Cuarón

Com: Gael García Bernal, Diego Luna, Guillermo Francella

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/mx.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2008

Trailer

19.6.09

Para quem gosta de adivinhar

Qual dos filmes de M. Night Shyamalan representados nas fotografias que se seguem terá direito a continuação?



Dois decorativos cartazes de Sherlock Holmes (para imprimir e pendurar)

18.6.09

Batman, Indiana Jones, o monstro de Frankenstein e a sua miúda


Um apanhado de rumores. Uns mais confirmados que outros. A saber:

Christopher Nolan poderá não realizar o próximo Batman. Há quem diga que o realizador terá ficado abalado pela morte de Heath Ledger, mas também é possível que pretenda apenas ceder o seu lugar ao cliente que se segue e manter-se apenas como produtor.

Shia LaBeouf contou à BBC que se estaria a preparar um quinto Indiana Jones e agora foi o produtor Frank Marshall a confirmar a intenção, dizendo que se tenta construir um guião. Espera-se que, a concretizar-se a ideia, não seja tão traumática como o capítulo anterior.

Por fim, com Benicio del Toro a protagonizar The Wolf Man (estreia marcada para este ano), a Universal prepara a recriação de mais um dos seus monstros clássicos com a entrega de The Bride of Frankenstein ao realizador Neil Burger (The Illusionist). Lembre-se ainda que outro del Toro (Guillermo) já está apalavrado com a Universal para realizar uma adaptação de Frankenstein.

16.6.09

Exterminador Implacável: A Salvação


O momento em que alguém decidiu pegar num dos vilões mais emblemáticos do cinema dos anos 80 e no melhor papel da carreira de actor de Arnold Schwarzenegger (por coincidência, ou talvez não, também um dos papéis em que fala menos) e transformá-lo em herói simpático e com coração de ouro (ou de titânio reforçado com banho dourado) foi o princípio do fim. Nunca consegui engolir a transição. "Então mas este tipo era um ciborgue assassino do futuro e agora é a ama-seca de um adolescente?", perguntei muitas vezes, sem conseguir quem se aliasse a mim na indignação. Acabei por desistir. E não me chocaria que aparecesse depois disso um filme sobre o lado sentimental de Darth Vader ou sobre o trabalho voluntário de Freddy Krueger com as crianças famintas em África. Este espírito, gerado pelo segundo capítulo da série, foi confirmado pelo terceiro. Mas tive fé ao saber do envolvimento de Christian Bale no quarto. Cheguei mesmo a acreditar que poderia ser um bom filme, apesar de o realizador que assinava com três consoantes não augurar nada de bom. Estava enganado. Exterminador Implacável: A Salvação não salva coisa nenhuma e é pouco mais que um aproveitamento da história definida no primeiro filme para exibir efeitos especiais. Só se livra da banalidade plena pela nostalgia da presença no ecrã, durante minutos, de alguém que não posso referir aqui para não estragar o filme a quem o for ver (mais do que já vem estragado de origem). Também se percebe porque perdeu Bale a cabeça durante as filmagens e desatou a gritar com o director de fotografia. Foi a frustração de não ter conseguido melhor caracterização que a repetição da voz sussurrada de Batman.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho3-5b.gif

Terminator Salvation

De: McG

Com: Christian Bale, Sam Worthington, Helena Bonham Carter

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/de.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/gb.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/it.gif

Ano: 2009

Trailer

15.6.09

I Love You, Man


Há nomes que fazem brilhar a ficha técnica de um filme da mesma forma que luzes coloridas baratas transformam um reles pinheiro numa festiva árvore de Natal. Os nomes de Paul Rudd e Jason Segel são dois excelentes exemplos disso mesmo e é difícil não esperar o melhor quando se recorda The 40 Year Old Virgin e Forgetting Sarah Marshall. Quem esperar o melhor de I Love You, Man achará que sabe a pouco. Não que seja desagradável. Os esforços desengonçados de Peter Klaven para encontrar amigos na véspera do casamento e a sua relação com o peculiar Sydney cumprem os mínimos exigíveis e alimentam mesmo um ou outro momento capaz de suscitar sorrisos largos ou gargalhadas ligeiras. Falta, no entanto, aquela pitada de brilhantismo que tantas vezes se vê nos projectos de Judd Apatow e companhia. Para um buddy film mais conseguido, espreitar Role Models (que não estreou por cá), também com Paul Rudd.

PS: Há um título em português, mas é melhor não pensar muito nisso.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho4-5b.gif

I Love You, Man

De: John Hamburg

Com: Paul Rudd, Jason Segel, Rashida Jones

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009

Trailer

12.6.09

Mickey Rourke é mesmo Whiplash

Fica definitivamente esclarecida a dúvida quanto ao vilão que Mickey Rourke interpretará em Iron Man 2. Por mais estranha que pareça a opção por uma personagem relativamente secundária (e que levou muito boa gente a suspeitar de um engodo da produção), o protagonista de The Wrestler e Nove Semanas e Meia (brrr) será mesmo o ás do chicote Whiplash, ainda que com elementos biográficos inspirados por Crimson Dynamo, principal aposta popular para vilão de serviço. Segue a fotografia para quem, mesmo assim, não queira acreditar.


Gandalf, Elrond e Gollum de volta em The Hobbit

Que as personagens regressem na adaptação de Guillermo del Toro do livro que originou a saga Senhor dos Anéis não surpreenderá quem o tiver lido, mas, tranquilizando os fãs, o realizador mexicano confirmou em entrevista à Radio 5 da BBC que os papéis serão interpretados pelos mesmos actores que deles se ocuparam na trilogia de Peter Jackson. A saber: Ian McKellen, Hugo Weaving e Andy Serkis. Viva.

Histórias de Caçadeira


Este filme anda pelas listas de "próximas estreias" desde 2008 e já teve mais datas de estreia do que Elsa Raposo teve "relações duradouras". É possível que alguém se tenha inspirado no título, entrando pelo escritório da distribuidora de caçadeira em riste e exigindo que, finalmente, o filme fosse exibido. Em boa hora o fez, mesmo que apenas tenha conseguido duas míseras salas em todo o país (já ninguém respeita como dantes uma ameaça com arma de fogo). Além de ser um filme bastante agradável, com mais um excelente desempenho de Michael Shannon (já é recorrente), é também uma grande lição. Pais, nunca abandonem os vossos filhos ao cuidado de uma mãe rancorosa para mudarem de vida e fundarem uma nova família. Não se vá dar o caso de, como sucede no enredo do filme, os rebentos das vidas pré e pós remodelação formarem dois bandos rivais e começarem a fazer maldades uns aos outros. Para piorar tudo, vem um Jeff Nichols qualquer e realiza um filme sobre o assunto para nos fazer passar vergonha maior depois de termos morrido de morte repentina. É dose.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Shotgun Stories

De: Jeff Nichols

Com: Michael Shannon, Douglas Ligon, Barlow Jacobs

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2007

Trailer

8.6.09

Jogos RPG online inspiram The Defenders

Um grupo de adeptos de um jogo RPG online vê-se forçado a unir esforços para fazer frente a uma ameaça no mundo real, esperando fazer justiça ao heroísmo das suas personagens virtuais. Parte desta premissa The Defenders, um dos mais recentes projectos da Amblin, produtora de Steven Spielberg, descrito como uma aventura familiar ao jeito de The Goonies e com DJ Caruso (Disturbia) alistado como realizador. Normalmente, não seria grande notícia um projecto em fase tão precoce de desenvolvimento, mas este tem a particularidade de a ideia original pertencer a Masi Oka, actor japonês e entusiasta do World of Warcraft, que os mais distraídos talvez reconheçam de uma certa série televisiva sobre gente com habilidades especiais.

4.6.09

David Carradine (1936 - 2009)


O actor David Carradine foi hoje encontrado morto, aos 72 anos, num hotel de Banguecoque, aparentando ter-se suicidado. Tornou-se célebre pelo papel principal na série televisiva Kung Fu e teve uma carreira longa e repleta de altos e baixos. Um dos "altos" foi o papel de vilão dos dois volumes de Kill Bill, de Quentin Tarantino. Até à vista, grasshopper.

Ghost Town


Uma das comédias mais interessantes de 2008 é lançada em DVD sem passagem pelas salas, provando, uma vez mais (como se ainda precisássemos de provas) que alguns responsáveis pela distribuição cinematográfica portuguesa estão no sector para ganhar uns trocos e nada mais.

3.6.09

Deixa-me Entrar


O cinema da gélida Suécia não chega até nós com grande frequência. E do cinema fantástico sueco, para sermos mais específicos, não me lembro de ter chegado alguma coisa, descontando aquele filme inspirador com uma cena em que a morte joga damas com um cavaleiro sueco e que foi realizado por aquele realizador fantástico e marcante. Como se chama ele? Hmm... O Ingrid Bergman. Carregado de prémios à chegada, Deixa-me Entrar é a adaptação do romance homónimo de 2004 sobre uma invulgar relação de amizade entre um rapaz oprimido na escola por colegas violentos e uma rapariga de dieta muito pouco variada e hábitos nocturnos. Grande cuidado na realização de Tomas Alfredson, resultando numa abordagem original da temática vampírica em que não existem momentos de salto na cadeira, nem são necessários. A propósito, a Suécia deve ser um país fantástico para se ser vampiro. Porque anoitece às quatro da tarde, por exemplo. E, além disso, deve haver lojas da IKEA por todo o lado. Venderão caixões montáveis em bétula, faia e pinho?

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Låt den rätte komma in

De: Tomas Alfredson

Com: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/se.GIF

Ano: 2008

Trailer

2.6.09

Onde está o filme?


Cinco minutos para olharem a imagem anexa e encontrarem a adaptação literária que a Universal pretende produzir em parceria com a Illumination Entertainment, que se encontra actualmente a ultimar Flanimals de Ricky Gervais e Despicable Me, com Steve Carell e Jason Segel.

O Rei da Califórnia


Agradável estreia na realização de Mike Cahill, antigo tenista profissional, a partir de argumento da sua autoria. História simples de parentescos problemáticos, sanidade mental questionável e ambições mirabolantes, com uma apetitosa caça ao tesouro servindo de fio condutor. Elenco reduzido, mas à maneira. Michael Douglas em grande e Evan Rachel Wood muito bem, novamente como filha de pai pouco ortodoxo depois de The Wrestler (ou antes, já que o o filme é de 2007 e The Wrestler é de 2008 - se, em breve, estrear em Portugal um filme de 1991, não me admirava). Resultado deveras catita.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

King of California

De: Mike Cahill

Com: Michael Douglas, Evan Rachel Wood, Willis Burks II

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2007

Trailer
 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness