9.2.10

Anticristo


Após a estreia de Anticristo no Festival de Cannes do ano passado, um jornalista perguntou a Lars von Trier porque tinha feito aquele filme. O realizador dinamarquês respondeu que achava a pergunta estranha. Estava enganado. A pergunta era imbecil e não estranha. Faz lembrar o momento épico em que uma jornalista chica-esperta perguntou a João César Monteiro porque tinha feito um filme "assim", ao que este respondeu num rasgo de génio que não lho tinham deixado fazer "assado". Claro que, a seguir, von Trier disse que era o melhor realizador do mundo. Loucura e chico-espertismo à parte, é verdade que Anticristo levanta algumas questões. Não quanto à motivação de Lars Von Trier para fazer este filme, mas quanto à sua estabilidade mental. Dá-nos vontade de ligar a perguntar como se sente e se tem alguma coisa para nos dizer. De lhe oferecermos a nossa ajuda para o que for preciso ao mesmo tempo que juramos começar a fugir-lhe do caminho. A sucessão de momentos "corro para a casa de banho ou vomito já aqui?" entrecortada por períodos "que raio é isto?" é de tal ordem que o filme chega ao fim sem conseguirmos limpar o esgar de nojo por mais do que alguns segundos de cada vez e sentindo-nos como se alguém nos tivesse defecado em cima. Não andará muito longe de olhar um cão atropelado seis dias antes, mas durante cento e tal minutos e com realização muito mais cuidada.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho3-5b.gif

Antichrist

De: Lars von Trier

Com: Charlotte Gainsbourg, Willem Dafoe

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/de.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/fr.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/it.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/se.GIF

Ano: 2009


6 comentários:

Autor disse...

Ainda não vi o filme, mas estou curioso.
Muitas pessoas têm apontado o filme como sendo "misógino" ou perverso... ficaste com essa opinião?

Salustio disse...

Misógino não. Perverso talvez. Doentio de certeza.

El Guru disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss Kin disse...

Sabes em que salas está? Ando para aqui à procura e não encontro...

El Guru disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
R.L. disse...

Eu acho que o filme pode ter leituras bem interessantes sem deixarem de ser perturbantes. Lars von Trier centra tudo na mulher e no sofrimento do género feminino, Para mim o filme tem histórias dentro da história (os 3 mendigos por exemplo) e mais do que meter nojo, é perturbante.

 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness