29.1.10

Wall Street: Money Never Sleeps

27.1.10

Nas Nuvens



George Clooney enfia-se com naturalidade costumeira dentro do molde de galã à moda antiga (sorriso constante, olhar de "anda cá ao pai" e discurso que facilmente conduz ao inevitável "anda ali ao meu quarto para te mostrar a minha Nespresso; se te portares bem, deixo-te chupar a cápsula no fim"). Jason Reitman usa truques apurados com Juno para nos conduzir pela mão por um caminho que tudo indica ser previsível. Mas, quando já nos recostávamos na cadeira, convictos de que sabíamos perfeitamente onde estávamos e para onde íamos, eis que o filme nos desaba em cima com violência e sem qualquer amostra de remorso. Ficamos a olhar para o ecrã como se escolhêssemos um destino no painel de partidas do aeroporto e o ecrã, sacana, ri-se da nossa cara.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5-5b.gif

Up in the Air

De: Jason Reitman

Com: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009



26.1.10

25.1.10

Estrela Cintilante


Ver filmes de Jane Campion é parecido com comer pão-de-ló. Sentado numa toalha aos quadrados estendida sobre feno, papoilas e margaridas. Num dia de sol brilhante, mas não muito quente. Pássaros a chilrear. Insectos a zumbir. Minhocas a... fazerem o que fazem as minhocas (de maneira muito silenciosa e pouco dada a descrições). Às vezes, pestanejamos e percebemos que, afinal, estamos num lamaçal algures na Nova Zelândia, a tentar arrancar um piano ao lodo enquanto chove a cântaros e a miúda não pára de nos pedir um Óscar. Mas engolimos a migalha de bolo que mastigávamos e ali estamos nós outra vez. Só não é perfeito porque o poeta romântico ao canto do piquenique não pára de definhar sobre a tarte de maçã, aflito com oito doenças mortíferas em simultâneo.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Bright Star

De: Jane Campion

Com: Ben Whishaw, Abbie Cornish, Paul Schneider

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/gb.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/au.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/fr.gif

Ano: 2009


21.1.10

A Estrada


Já se passaram uns anos desde o meu último bife de humano. Lembro-me de uma carne clara, tenra, ligeiramente adocicada. O paladar estranhava-se, a princípio, mas, com o prolongar da degustação, percebia-se que havia ali grande mérito carnívoro. Não voltei a repetir o manjar porque deixou de se ver nos supermercados. Tenho muita pena. Felizmente para os mais suculentos entre nós e infelizmente para os restantes, o canibalismo não é um hábito generalizado na nossa sociedade. Ao contrário do que sucede no mundo pós-apocalíptico de A Estrada, valente filme baseado na obra homónima de um escritor americano com nome muito parecido com "Conan O'Brien". Só é pena tentarem impingir-nos um Aragorn escanzelado e doente. Todos sabemos que não lhe custaria nada correr com centos de canibais à espadeirada.

Agora que penso melhor, é possível que a tal carne apetitosa que comi fosse de avestruz e não de humano. Era de um bípede, com toda a certeza.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

The Road

De: John Hillcoat

Com: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009


16.1.10

O Sítio das Coisas Selvagens


Às vezes, encontramos filmes que temos de classificar como esquisitos. E, outras vezes, a esquisitice que lhes atribuímos não é uma característica negativa. Passa-se isso com O Sítio das Coisas Selvagens. Não é o primeiro filme esquisito de Spike Jonze, um realizador que parece ter-se especializado neles. Tal como acontecia em Adaptation ou Being John Malkovich, a esquisitice aqui também não custa nada a mastigar e até se engole bastante bem, sem necessidade de copos de água. Depois, ficamos rodeados de monstros e percebemos que aquilo tudo nos é muito familiar. Não por termos tido uma infância povoada por monstruosidades (com excepção daqueles entre nós que cresceram a ver o Big Show SIC) ou por termos lido o livro de Maurice Sendak que o filme adapta, mas porque, com sorte, também nós já habitámos durante alguns anos a cabeça de uma criança. Depois vieram as hormonas e fomos violentamente despejados. Au.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Where the Wild Things Are

De: Spike Jonze

Com: Max Records, James Gandolfini (voz), Lauren Ambrose (voz)

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009


15.1.10

The A-Team

13.1.10

6.1.10

Sherlock Holmes


Robert Downey Jr. esteve preso. Duas vezes. Por esta altura, devia andar a rastejar pelas sarjetas, pedindo esmola para sustentar vícios pouco saudáveis e motivando aos transeuntes comentários como: "Aquele sem-abrigo a chapinhar no seu próprio vómito faz-me lembrar alguém." Guy Ritchie foi casado com Madonna. Oito anos. O mais normal seria que tivesse dedicado a vida à cabala ou à adopção maníaca de crianças oriundas de países do terceiro mundo. Ou então que tivesse perdido o juízo de outra forma mais tradicional. Jude Law é Jude Law. Devia gastar os seus dias a admirar-se ao espelho e a barrar a cara com mel de vespas amazónicas para combater ataques esporádicos de acne. Mas a vida gosta de nos trocar as voltas e uniram-se os três para recriar um mito da ficção universal no cinema. E fazem-no bem. É um Sherlock Holmes um pouco diferente que vemos (não há uma única cena em que apareça com o chapelito estereotípico, apesar de fumar cachimbo e tocar violino), mas não deixa de ser uma recriação convincente e aprazível. Elenco de competência muito mais do que elementar e resultado final que não desaponta, mas que também não deslumbra.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Sherlock Holmes

De: Guy Ritchie

Com: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009

Trailer
 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness