30.3.10

Encerrado para pausa pascal


Se me virem num supermercado nesta figura, perguntem-me se o leite é fresco.

24.3.10

Estreias apetitosas da semana



Solomon Kane


Quando se fala no regresso ao cinema de Conan (o Bárbaro e não o' Brien), surgiu nas nossas salas por artes demoníacas esta invocação de Solomon Kane, outra personagem do escritor de pulp fiction Robert E. Howard com passagem prévia pela banda desenhada. Vista de longe, parece mais do mesmo. Mais uma fita de aventura e fantástico carregada de efeitos especiais e atmosfera e com pouco tutano. No entanto, quem se der ao trabalho de ver o filme, descobrirá que há ali algo que vai para além da atmosfera e dos efeitos especiais e que esses elementos são consolidados por uma história sólida (mesmo que linear), por personagens convincentes (mesmo que arquetípicas) e por diálogos adequados. Valente esforço do promissor Michael J. Bassett e boneco quase perfeito de James Purefoy, melhor apreciado depois de nos conseguirmos alhear de como ficou parecido neste filme com Hugh Jackman.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Solomon Kane

De: Michael J. Bassett

Com: James Purefoy, Pete Postlethwaite, Jason Flemyng

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/fr.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/cz.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/gb.gif

Ano: 2009


Shutter Island


Shutter Island (em português: A Ilha das Persianas) é daqueles filmes fáceis de estragar com uma única frase. À semelhança de O Sexto Sentido ou de Os Suspeitos do Costume. Não o vou fazer, calma. Podem continuar a ler. Quando um filme é construído em torno de um destes mistérios estruturantes, esperando-se conseguir surpreender o espectador no final, pode acontecer o melhor e o pior. O pior é que se falhe em maior ou menor grau e, em vez de surpreendido, o espectador saia da sala irritado. O melhor é o sucesso. A exclamação de "Ah! Afinal é isso!". Mesmo com Mark Ruffalo (continua a ser um dos cinco piores actores do sistema solar), o elenco encabeçado por Leonardo DiCaprio, com Ben Kingsley e a prestação sempre impressionante do veterano Max Von Sydow (cumpre 450 anos de idade este ano) ajuda Martin Scorsese a atingir a mouche.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Shutter Island

De: Martin Scorsese

Com: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2010


Visto do Céu


Do último filme de Peter Jackson, esperava elfos e anões, feiticeiros e gente minúscula com pés descalços e peludos. No mínimo, um marreta homicida ou um gorila gigante. Nada disso existe em The Lovely Bones, a que alguém entendeu chamar Visto do Céu na distribuição nacional. Esperanças e nostalgias à parte, há muito para mastigar nesta adaptação escorreita do pouco cinematográfico romance de Alice Sebold e o paladar resultante agrada, mesmo sendo um pouco amargo por culpa da temática. Stanley Tucci está odioso, o que significa que a nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário foi plenamente merecida.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

The Lovely Bones

De: Peter Jackson

Com: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Stanley Tucci

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/gb.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/nz.gif

Ano: 2009


18.3.10

O Mensageiro


Há quem tenha empregos de merda. Literalmente, como os técnicos de recolha de excremento empregados por qualquer hipódromo ou também, em sentido figurado, como os responsáveis no exército americano por informar pessoalmente as famílias dos soldados mortos no Iraque. Melhor e menos traumática carreira é a de actor. Sobretudo quando se consegue atingir o nível de Woody Harrelson, um actor tão brilhante que consegue, no mesmo ano, estar impecável como um austero oficial do exército e como caçador de mortos-vivos. Ben Foster e Samantha Morton são também gente à maneira e nenhum apreciador de cinema recusaria convidá-los para beber um galão e trincar uma empada de galinha.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5-5b.gif

The Messenger

De: Oren Moverman

Com: Woody Harrelson, Ben Foster, Samantha Morton

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009


Estreia apetitosa da semana

11.3.10

Estreias apetitosas da semana


Alice no País das Maravilhas


O pior de tudo é quando um filme consegue desiludir-nos porque é apenas excelente quando esperávamos que fosse sublime.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Alice in Wonderland

De: Tim Burton

Com: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2010


Um Homem Singular


Quando Colin Firth informou o seu pai (Nota: Não sei se o senhor está vivo. Se não estiver, a conversa decorreu por intermédio de pessoa habilitada a comunicar com o Além.) de que tinha sido finalmente nomeado para um Óscar, este, pessoa séria e erudita, terá começado por perguntar o essencial, se tinha feito um bom papel que achasse ser merecedor de tal distinção. Este responderia que sim, que o seu papel em Um Homem Singular está próximo da perfeição (e é verdade). A seguir, o patriarca desejaria saber se o filme tinha qualidade. Responderia que sim e, mais uma vez, sem precisar de mentir. Por fim, perguntaria o Sr. Firth Sénior pela personagem que interpreta. Um herói garboso? Um mártir inspirador? Um homem comum que ultrapassa a banalidade e alcança grandes feitos? Não. Um professor universitário homossexual seriamente afectado pela crise de meia-idade e roído por um sarcasmo excessivo. O silêncio que se seguiria só seria quebrado pelo zumbir leve de uma mosca.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

A Single Man

De: Tom Ford

Com: Colin Firth, Julianne Moore, Matthew Goode

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009


5.3.10

Apostas para os Óscares

É provável que seja mais um daqueles anos. A esperança é a última a morrer e pode sempre haver surpresas, mas o vento sopra indícios de que teremos uma cerimónia comparável às que distinguiram no passado recente obras de mérito duvidoso (Braveheart, Gladiator, Titanic), com um piscar de olhos à 74ª edição, a de 2002 (os Óscares da "discriminação positiva" que viram uma actriz patética como Halle Berry receber uma estatueta dourada). Venha o que vier, aqui ficam os palpites da praxe para as principais categorias.

Melhor Filme

Provável: Avatar (The Hurt Locker, na melhor das hipóteses)

Desejável: A Serious Man

Melhor Actor

Prováveis e desejáveis: Colin Firth por A Single Man; Jeff Bridges por tudo

Melhor Actor Secundário

Prováveis e desejáveis (os dois): Woody Harrelson (The Messenger) e Christoph Waltz (Inglourious Basterds)

Melhor Actriz

Provável: Gabourey Sidibe (Precious)

Melhor Actriz Secundária

Provável: Mo'Nique (Precious)

Melhor Longa-Metragem de Animação

Provável: The Princess and the Frog

Desejável: Fantastic Mr. Fox

Melhor Direcção Artística

Provável: Avatar

Melhor Fotografia

Provável: Avatar

Desejável: Das Weisse Band

Melhor Guarda-Roupa

Provável: Coco Avant Chanel

Melhor Realização

Provável: James Cameron (Avatar) (Kathryn Bigelow por The Hurt Locker, na melhor das hipóteses)

Desejável: Quentin Tarantino (Inglourious Basterds)

Melhor Montagem

Provável: Avatar

Desejável: Inglourious Basterds

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Prováveis: Un Prophète (França) ou Das Weisse Band (Alemanha)

Melhor Caracterização

Provável: Star Trek

Melhor Banda Sonora

Provável: Up

Desejável: Fantastic Mr. Fox

Melhor Canção Original

Provável: Down in New Orleans de The Princess and the Frog ou The Weary Kind de Crazy Heart.

Melhor Montagem Sonora

Provável: Avatar

Melhor Mistura Sonora

Prováveis: Avatar ou The Hurt Locker

Melhores Efeitos Visuais

Provável: Avatar

Melhor Argumento Adaptado

Provável: Precious

Desejável: District 9

Melhor Argumento Original

Provável: The Hurt Locker

Desejáveis: A Serious Man, The Messenger ou Inglourious Basterds

4.3.10

 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness