30.3.10
29.3.10
24.3.10
Solomon Kane
Quando se fala no regresso ao cinema de Conan (o Bárbaro e não o' Brien), surgiu nas nossas salas por artes demoníacas esta invocação de Solomon Kane, outra personagem do escritor de pulp fiction Robert E. Howard com passagem prévia pela banda desenhada. Vista de longe, parece mais do mesmo. Mais uma fita de aventura e fantástico carregada de efeitos especiais e atmosfera e com pouco tutano. No entanto, quem se der ao trabalho de ver o filme, descobrirá que há ali algo que vai para além da atmosfera e dos efeitos especiais e que esses elementos são consolidados por uma história sólida (mesmo que linear), por personagens convincentes (mesmo que arquetípicas) e por diálogos adequados. Valente esforço do promissor Michael J. Bassett e boneco quase perfeito de James Purefoy, melhor apreciado depois de nos conseguirmos alhear de como ficou parecido neste filme com Hugh Jackman.
Com: James Purefoy, Pete Postlethwaite, Jason Flemyng
Classificação:
Solomon Kane
De: Michael J. Bassett
Origem:
Ano: 2009
Etiquetas:
cartaz,
cinema europeu
Shutter Island
Shutter Island (em português: A Ilha das Persianas) é daqueles filmes fáceis de estragar com uma única frase. À semelhança de O Sexto Sentido ou de Os Suspeitos do Costume. Não o vou fazer, calma. Podem continuar a ler. Quando um filme é construído em torno de um destes mistérios estruturantes, esperando-se conseguir surpreender o espectador no final, pode acontecer o melhor e o pior. O pior é que se falhe em maior ou menor grau e, em vez de surpreendido, o espectador saia da sala irritado. O melhor é o sucesso. A exclamação de "Ah! Afinal é isso!". Mesmo com Mark Ruffalo (continua a ser um dos cinco piores actores do sistema solar), o elenco encabeçado por Leonardo DiCaprio, com Ben Kingsley e a prestação sempre impressionante do veterano Max Von Sydow (cumpre 450 anos de idade este ano) ajuda Martin Scorsese a atingir a mouche.
Com: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley
Classificação:
Shutter Island
De: Martin Scorsese
Origem:
Ano: 2010
Etiquetas:
cartaz,
cinema americano
Visto do Céu
Do último filme de Peter Jackson, esperava elfos e anões, feiticeiros e gente minúscula com pés descalços e peludos. No mínimo, um marreta homicida ou um gorila gigante. Nada disso existe em The Lovely Bones, a que alguém entendeu chamar Visto do Céu na distribuição nacional. Esperanças e nostalgias à parte, há muito para mastigar nesta adaptação escorreita do pouco cinematográfico romance de Alice Sebold e o paladar resultante agrada, mesmo sendo um pouco amargo por culpa da temática. Stanley Tucci está odioso, o que significa que a nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário foi plenamente merecida.
Com: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Stanley Tucci
Classificação:
The Lovely Bones
De: Peter Jackson
Origem:
Ano: 2009
Etiquetas:
cartaz,
cinema americano
18.3.10
O Mensageiro
Há quem tenha empregos de merda. Literalmente, como os técnicos de recolha de excremento empregados por qualquer hipódromo ou também, em sentido figurado, como os responsáveis no exército americano por informar pessoalmente as famílias dos soldados mortos no Iraque. Melhor e menos traumática carreira é a de actor. Sobretudo quando se consegue atingir o nível de Woody Harrelson, um actor tão brilhante que consegue, no mesmo ano, estar impecável como um austero oficial do exército e como caçador de mortos-vivos. Ben Foster e Samantha Morton são também gente à maneira e nenhum apreciador de cinema recusaria convidá-los para beber um galão e trincar uma empada de galinha.
Com: Woody Harrelson, Ben Foster, Samantha Morton
Classificação:
The Messenger
De: Oren Moverman
Origem:
Ano: 2009
Etiquetas:
cartaz,
cinema americano
11.3.10
Alice no País das Maravilhas
O pior de tudo é quando um filme consegue desiludir-nos porque é apenas excelente quando esperávamos que fosse sublime.
Com: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter
Classificação:
Alice in Wonderland
De: Tim Burton
Origem:
Ano: 2010
Etiquetas:
cartaz,
cinema americano
Um Homem Singular
Quando Colin Firth informou o seu pai (Nota: Não sei se o senhor está vivo. Se não estiver, a conversa decorreu por intermédio de pessoa habilitada a comunicar com o Além.) de que tinha sido finalmente nomeado para um Óscar, este, pessoa séria e erudita, terá começado por perguntar o essencial, se tinha feito um bom papel que achasse ser merecedor de tal distinção. Este responderia que sim, que o seu papel em Um Homem Singular está próximo da perfeição (e é verdade). A seguir, o patriarca desejaria saber se o filme tinha qualidade. Responderia que sim e, mais uma vez, sem precisar de mentir. Por fim, perguntaria o Sr. Firth Sénior pela personagem que interpreta. Um herói garboso? Um mártir inspirador? Um homem comum que ultrapassa a banalidade e alcança grandes feitos? Não. Um professor universitário homossexual seriamente afectado pela crise de meia-idade e roído por um sarcasmo excessivo. O silêncio que se seguiria só seria quebrado pelo zumbir leve de uma mosca.
Com: Colin Firth, Julianne Moore, Matthew Goode
Classificação:
A Single Man
De: Tom Ford
Origem:
Ano: 2009
Etiquetas:
cartaz,
cinema americano
5.3.10
Apostas para os Óscares
É provável que seja mais um daqueles anos. A esperança é a última a morrer e pode sempre haver surpresas, mas o vento sopra indícios de que teremos uma cerimónia comparável às que distinguiram no passado recente obras de mérito duvidoso (Braveheart, Gladiator, Titanic), com um piscar de olhos à 74ª edição, a de 2002 (os Óscares da "discriminação positiva" que viram uma actriz patética como Halle Berry receber uma estatueta dourada). Venha o que vier, aqui ficam os palpites da praxe para as principais categorias.
Melhor Filme
Provável: Avatar (The Hurt Locker, na melhor das hipóteses)
Desejável: A Serious Man
Melhor Actor
Prováveis e desejáveis: Colin Firth por A Single Man; Jeff Bridges por tudo
Melhor Actor Secundário
Prováveis e desejáveis (os dois): Woody Harrelson (The Messenger) e Christoph Waltz (Inglourious Basterds)
Melhor Actriz
Provável: Gabourey Sidibe (Precious)
Melhor Actriz Secundária
Provável: Mo'Nique (Precious)
Melhor Longa-Metragem de Animação
Provável: The Princess and the Frog
Desejável: Fantastic Mr. Fox
Melhor Direcção Artística
Provável: Avatar
Melhor Fotografia
Provável: Avatar
Desejável: Das Weisse Band
Melhor Guarda-Roupa
Provável: Coco Avant Chanel
Melhor Realização
Provável: James Cameron (Avatar) (Kathryn Bigelow por The Hurt Locker, na melhor das hipóteses)
Desejável: Quentin Tarantino (Inglourious Basterds)
Melhor Montagem
Provável: Avatar
Desejável: Inglourious Basterds
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Prováveis: Un Prophète (França) ou Das Weisse Band (Alemanha)
Melhor Caracterização
Provável: Star Trek
Melhor Banda Sonora
Provável: Up
Desejável: Fantastic Mr. Fox
Melhor Canção Original
Provável: Down in New Orleans de The Princess and the Frog ou The Weary Kind de Crazy Heart.
Melhor Montagem Sonora
Provável: Avatar
Melhor Mistura Sonora
Prováveis: Avatar ou The Hurt Locker
Melhores Efeitos Visuais
Provável: Avatar
Melhor Argumento Adaptado
Provável: Precious
Desejável: District 9
Melhor Argumento Original
Provável: The Hurt Locker
Desejáveis: A Serious Man, The Messenger ou Inglourious Basterds
Melhor Filme
Provável: Avatar (The Hurt Locker, na melhor das hipóteses)
Desejável: A Serious Man
Melhor Actor
Prováveis e desejáveis: Colin Firth por A Single Man; Jeff Bridges por tudo
Melhor Actor Secundário
Prováveis e desejáveis (os dois): Woody Harrelson (The Messenger) e Christoph Waltz (Inglourious Basterds)
Melhor Actriz
Provável: Gabourey Sidibe (Precious)
Melhor Actriz Secundária
Provável: Mo'Nique (Precious)
Melhor Longa-Metragem de Animação
Provável: The Princess and the Frog
Desejável: Fantastic Mr. Fox
Melhor Direcção Artística
Provável: Avatar
Melhor Fotografia
Provável: Avatar
Desejável: Das Weisse Band
Melhor Guarda-Roupa
Provável: Coco Avant Chanel
Melhor Realização
Provável: James Cameron (Avatar) (Kathryn Bigelow por The Hurt Locker, na melhor das hipóteses)
Desejável: Quentin Tarantino (Inglourious Basterds)
Melhor Montagem
Provável: Avatar
Desejável: Inglourious Basterds
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Prováveis: Un Prophète (França) ou Das Weisse Band (Alemanha)
Melhor Caracterização
Provável: Star Trek
Melhor Banda Sonora
Provável: Up
Desejável: Fantastic Mr. Fox
Melhor Canção Original
Provável: Down in New Orleans de The Princess and the Frog ou The Weary Kind de Crazy Heart.
Melhor Montagem Sonora
Provável: Avatar
Melhor Mistura Sonora
Prováveis: Avatar ou The Hurt Locker
Melhores Efeitos Visuais
Provável: Avatar
Melhor Argumento Adaptado
Provável: Precious
Desejável: District 9
Melhor Argumento Original
Provável: The Hurt Locker
Desejáveis: A Serious Man, The Messenger ou Inglourious Basterds
Etiquetas:
óscares
4.3.10
Subscrever:
Mensagens (Atom)