30.8.10

Drag Me to Hell

Vem tarde. Mas antes isso que nunca.

18.8.10

O Último Airbender


Funciona mais ou menos assim. Alguém com público considerável decide pegar num actor ou realizador e, sem mais nem menos, transforma-o numa piada. Nem sequer é a primeira vez que acontece. Aconteceu com Ben Affleck, por exemplo, transformado em "pior actor de sempre" por culpa de um par de filmes desastrosos e de uma igualmente infeliz coabitação com Jennifer Lopez (mesmo que tivesse provado várias vezes e continuando a fazê-lo hoje que o título não era merecido). M. Night Shyamalan era outro alvo ideal. A sua ascensão meteórica com êxitos sucessivos e a definição de um estilo próprio e muito imitado estava mesmo a pedir uma queda igualmente estrondosa. E quem não aprecia uma boa história de sublimação seguida de trambolhão, mesmo que seja preciso forçar as coisas um bocadinho? Lady in the Water e The Happening não são tão maus como toda a gente diz, papagueando coisas que se ouviram ou leram e que, por isso mesmo, terão de ser verdades absolutas. Padeciam, é verdade, do terrível pecado de não chegarem aos calcanhares dos filmes excelentes que os antecederam. Com este Último Airbender passa-se algo parecido. Também não consegue ser tão mau como quase toda a gente o pinta. Mas é outras coisas. O quê? Por exemplo, o pior filme de um realizador que apagou por completo todos os seus traços distintivos, até ficar irreconhecível. Ou uma adaptação quase competente de uma série de desenhos animados com bastantes méritos. Porquê o quase? Para começar, o filme não consegue escapar a ser mortiço. Os actores parecem atordoados, os efeitos especiais frequentes são chochos. Falta espectacularidade ao efeito final. E havia muitos pretextos para ela. Além disso, o enredo abusa da narração em off, talvez pela necessidade de condensar tantos episódios da série original em menos de duas horas. Em vez de nos ser permitido assistir a um acontecimento fulcral e impressionante, ouvimos a voz de uma personagem contar-nos que aconteceu e nós não vimos, possivelmente por não sermos merecedores. Chateia. Se é só isto, qual o motivo de tanto ódio? Não sei. Talvez os fãs desiludidos da série formem um lobby poderoso. Talvez os promotores da maledicência odeiem indianos (além do realizador, será provavelmente o filme de Hollywood com mais indianos desde Indiana Jones e o Templo Perdido).

Para quem não tem tempo a perder e não quis ler isto tudo, cá vai o resumo: Perderá alguma coisa quem não vir O Último Airbender (sem o Avatar que precedia o título do original televisivo para não haver confusões com os irritantes extraterrestres azuis de James Cameron)? Nem por isso. É o pior filme da década? Não. Nem será o pior filme do ano (já não é). Aliás, nem consegue ser pior do que o outro Avatar.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho3b.gif

The Last Airbender

De: M. Night Shyamalan

Com: Noah Ringer, Dev Patel e Nicola Peltz

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2010


Canino


Πριν από πολλά χρόνια, αποφάσισα να μάθω ελληνικά μόνο επειδή μου άρεσε η χώρα και τον πολιτισμό της και πίστευε ότι η γλώσσα και το αλφάβητο ήταν ωραία. Δεν μετανιώνω για την απόφασή μου, αν και είναι αλήθεια ότι ποτέ δεν χρησιμοποίησα τη γλώσσα πολύ συχνά. Αλλά, τουλάχιστον, μπορώ να γράψω για αυτή τη ωραία ελληνική ταινία στα ελληνικά. Σήμερα, με το Google, δεν πρέπει κανένας να κάνει το ίδιο που έκανα για να καταλάβει τι λέει εδώ. Φυσικά, αυτό δεν λέει πραγματικά πολύ για την ταινία εκτός από το ότι είναι ωραία, αλλά είναι τον Αύγουστο και δεν μπορείτε πραγματικά να περιμένετε πολύ, έτσι;

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Κυνόδοντας

De: Γιώργος Λάνθιμος

Com: Χρήστος Στέργιογλου, Αγγελική Παπούλια e Μαίρη Τσώνη

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/gr.gif

Ano: 2009



3.8.10

A Origem


Houve um dia em que me obriguei a jurar que não voltaria a deixar que coisas lidas na imprensa me aborrecessem. Pouco depois, porque não estava a conseguir cumprir a promessa, deixei de comprar jornais e revistas. Até hoje, não lhes sinto a falta. Mas estão sempre a aparecer-me à frente, tentando seduzir-me com o toque aveludado das suas páginas, com o cheiro apetecível da tinta e, porque a carne é fraca, lá vou tendo recaídas. Em recaída recente, abri um diário daqueles que podem ser lidos à vontade na Culturgest sem receio de olhares mete-nojo (o único que sobrevive nessa categoria; acrescente-se que não o fiz na Culturgest, mas num sítio muito menos armante). Avanço até às páginas da "cultura" e, com afoiteza, ponho-me a ler a opinião de um daqueles sujeitos pagos pelos jornais para ver filmes e que parecem fazê-lo com grande sacrifício, pois só gostam de um em oitenta. Dizia o sujeito em questão que Inception, último filme de Christopher Nolan, era visualmente enfadonho. E também avesso a qualquer noção de estilo, desinteressante e banal. E fazia questão de referir que o filme era isto e aquilo, apesar de ter rebentado o tomatómetro. Aos leitores que não soubessem o que era isto do "tomatómetro", recomendava-se que procurassem o site Rotten Tomatoes e descobrissem sozinhos. Eu não sou tão cruel e explico que o tomatómetro é o nome traduzido para português do sistema de classificação de filmes do site em questão, que atribui uma percentagem de "frescura tomatal" obtida a partir da média de classificações de críticos de todo o mundo, a maior parte deles uns valentes parvos porque contribuiram para inflar a frescura de um filme tão "banal" e "enfadonho". Ora eu cá não sou ninguém. Não sou crítico, não assino com três nomes e não leio o Village Voice. Mas convido a maltinha a ir ao cinema tirar as teimas e decidir quem tem razão: eu e o tomatómetro ou o enjoadinho do jornal. Pronto, já me passou.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5-5b.gif

Inception

De: Christopher Nolan

Com: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt e Marion Cotillard

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/gb.gif

Ano: 2010


Toy Story 3


Não é preciso dizer muito. Um original e duas sequelas que conseguem elevar-se com idêntico vigor até ao infinito e mais além. Uma lição para outras sagas de animação, nomeadamente aquelas que são protagonizadas por monstrengos verdes e bestas de carga falantes. Porque os criadores de Toy Story não brincam em serviço. (Peço desculpa pela gracinha anterior. Estou muito arrependido e prometo não reincidir.) A dobragem em português está muito competente e quase não tem erros crassos. Sim, quase. O 3D é, mais uma vez e infelizmente, dispensável.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho6b.gif

Toy Story 3

De: Lee Unkrich

Com: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack (vozes)

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2010


 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness