27.12.09

Avatar


É bonito. Lá isso é. Ou talvez fosse mais correcto chamar-lhe "bonitinho". Os pormenores visuais não conseguirão maravilhar ninguém. Os elementos narrativos cumprem os mínimos e nada mais. Um mérito que terá é o da honestidade. Desde os primeiros minutos que se percebe o que nos espera. Mais uma história de soldados rijos e brutos num ambiente alienígena hostil, habitado por criaturas que lhes são pouco simpáticas. Tão pouco original é a premissa que o próprio James Cameron já a abordou em Aliens, o segundo e pior filme da saga (Não falta sequer a marine hispânica e máscula... Estaremos perante um fetiche?), mas há um twist. Desta vez, os "bons" são os alienígenas e esse é um dos problemas. A obsessão em exibir os exóticos Na'vi e em mostrar de forma nada subtil como são justos, nobres e portadores de uma mensagem ecológica, exemplos perfeitos (ainda que um pouco azuis) do "bom selvagem", sobrepõe-se a tudo o resto. Mas é verdade que, avaliando a qualidade miserável do enredo e dos diálogos e a pobreza generalizada da representação (nem Sigourney Weaver consegue safar-se), não perdemos grande coisa se nos quiserem fazer olhar para o boneco. Ou para os bonecos, que, mesmo sem serem soberbos, não deixarão de ser o melhor que tem um filme com tão pouco de bom. Na versão a três dimensões, a tecnologia é completamente desperdiçada e não só não deslumbra como, durante uma grande parte do filme, nem nos lembramos de que está presente. James Cameron tem dito que levou anos a preparar-se para fazer este Avatar. Não sei bem o que acha que fez. Mas um realizador que viu Titanic ser aclamado como melhor filme do ano estará, sem dúvida, habituado a viver iludido.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho3b.gif

Avatar

De: James Cameron

Com: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/gb.gif

Ano: 2009

Trailer

5 comentários:

Autor disse...

Enquanto gajo que curte cinema confesso que, ainda hoje, me dói quando penso que o Titanic levou tantos óscares quanto o Ben-Hur.

Será que o Cameron gastou parte do orçamento milionário a comprar o júri?

Ou é porque o júri, na altura, estava numa de gajas roliças?

Salustio disse...

Nada contra essa gaja roliça em particular. A culpa não foi dela. Nem de outro actor qualquer. Até o Billy Zane está inocente. Já o amigo James... bom...

Autor disse...

Eu, pessoalmente, gosto de mulheres roliças.

Curiosamente, o David Warner até é um dos meus actores favoritos.

Eh pá, mas em retrospectiva o filme é mau. Um navio a meter água em ex-aequo com o grande Charlton Heston??... mais um bocado e ainda diziam que o "Fast & the Furious" está ao mesmo nivel do "Bullit".

Lucivan. disse...

Avatar assim como Titanic são superproduções que, por assim dizer, se preocupam mais com a produção do que com o enrredo em si(já que o expectador se deslumbra tanto com AS IMAGENS)! Isso parece ser óbvio. Porém, particulamente, nao achei nem um dos dois filmes ruim nao.

Knuckle too far... disse...

Eu simplesmente abominei o Titanic.
O Avatar tem sucesso por várias coisas:
- as imagens
- o facto (não muito normal) de sermos nós os humanos, os maus da fita.
- a mensagem ecológica (porque está na moda)
- a fantasia Sci-fi que depois de termos sido invadidos com "senhores dos anéis" e vários clones, cai bem

Tem realmente tudo para ser um sucesso de bilheteira.
Mas não é uma história surpreendente nem nada que se pareça.

 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness