2.9.10

Os Mercenários
















Há mais de um ano, escrevi isto por aqui: 

Não se sabe grande coisa do enredo, mas há grandes probabilidades de este ser o melhor ou o pior filme de todos os tempos.

Depois de ver o filme, fiquei a saber isto sobre o enredo: não há. Quer dizer, não há mais do que qualquer coisa que se assemelha a um fio condutor, envolvendo uma ditadura latino-americana imaginária, um ditador sanguinário, um americano sem escrúpulos a puxar-lhe os cordelinhos, uma beldade a salvar, gente a ser chacinada aos magotes, armas de calibre elevado e facas, muitas facas. Se houver tema em The Expendables, será, sem dúvida, o fascínio de um homem pelo seu facalhão. Ou facalhões. Ao ponto de aprendermos que os homens a sério ocupam o seu tempo a atirar facas a alvos, para deixar bem claro quem tem a faca maior e mais certeira. Ainda que se diga muitas vezes que o que importa não é o tamanho da lâmina, mas sim a forma como se corta o fiambre. Voltando à citação, admito que me enganei. Não é o melhor nem o pior filme de todos os tempos. É um esforço bem-intencionado para juntar no mesmo filme uma boa parte dos homens que foram suportando durante décadas o género "filme de acção com violência gratuita e explosões muito caras". Não se perdoa terem deixado Van Damme de fora, mas sabe bem ver Stallone a contracenar com Dolph Lundgren depois do seu épico combate em Moscovo ou ter Rocky, o Exterminador Implacável e John McClane na mesma cena. Além das explosões e da violência não há grande coisa que ver e é pena, mas, quando se começa a pensar nisto, surge Rambo a cortar a cabeça e a mão a dois rufias diferentes com a mesma faca. E tudo é perdoado.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho3-5b.gif

The Expendables

De: Sylvester Stallone

Com: Sylvester Stallone, Jason Statham, Mickey Rourke

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2010

3 comentários:

Autor disse...

Acho que a essência do filme é bem espelhada por aquela parte (já perto do fim) em que todos os mercenários querem convencer o Stallone a detonar o palácio presidencial. E ele recusa. Mas todos insistem.

"BLOW IT UP"! "BLOW IT UP"!

Pela minha parte, fiquei contente. Eu paguei bilhete mesmo para ver porrada e cenas a explodir. Não para ver todos os meus velhos heróis "sucking on each other's dicks".

Esperemos que o Chuck Norris seja o vilão do "Expendables 2". Esse sim, é que era um osso duro de roer.

Pedro Pereira disse...

Também vi este recentemente. Fico contente por ver algumas das estrelas do cinema de 80 de volta à ribalta, mas o filme é obviamente simplesmente um exercício de porrada! Não que isso seja mau...

--

Pedro Pereira

por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
filmesdemerda.tumblr.com

FavaRica disse...

Achei tão mauzinho, tão mauzinho que nem sei o que dizer... até me ri ao intervalo. Mas, como sempre faço, assisti até ao fim.
No estilo comédia comercial, fiz questão de ir ver o Jantar de Idiotas e achei impecável: de um filme que não se pede muito, fez-me rir a rodos. Aquele taxidermista é um pateta em qualquer papel que lhe calhe em sorte(no bom sentido).

 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness