27.1.10

Nas Nuvens



George Clooney enfia-se com naturalidade costumeira dentro do molde de galã à moda antiga (sorriso constante, olhar de "anda cá ao pai" e discurso que facilmente conduz ao inevitável "anda ali ao meu quarto para te mostrar a minha Nespresso; se te portares bem, deixo-te chupar a cápsula no fim"). Jason Reitman usa truques apurados com Juno para nos conduzir pela mão por um caminho que tudo indica ser previsível. Mas, quando já nos recostávamos na cadeira, convictos de que sabíamos perfeitamente onde estávamos e para onde íamos, eis que o filme nos desaba em cima com violência e sem qualquer amostra de remorso. Ficamos a olhar para o ecrã como se escolhêssemos um destino no painel de partidas do aeroporto e o ecrã, sacana, ri-se da nossa cara.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5-5b.gif

Up in the Air

De: Jason Reitman

Com: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2009



5 comentários:

Autor disse...

Fiquei surpreendido com o filme. Como o crítico disse (e bem) os últimos 30 minutos de visionamento viram o enredo do avesso.

E louvo o engenho do Reitman por conseguir centrar a trama em torno de três personagens que, no fundo, mais não são do que uns "monstrecos" fúteis e egoístas. Na maioria dos outros filmes os protagonistas seriam os vilões de serviço.

Salustio disse...

Tudo certo. Menos a parte do "crítico". Aqui não há crítico nenhum. :)

Autor disse...

Perdão... "apreciador de cinema", está melhor?

Salustio disse...

Bastante.

hg disse...

Muito bem feitinho e coisa e tal e até gosto das "comédias" dos 40's e 50's onde este filme vai buscar inspiração, mas... não falta ali uma chama qualquer? Um golpe de asa que o transforme no grande filme que poderia ser? Ou será apenas um problema meu que não terei visto o que tantos conseguiram ver? É que eu apenas achei que o filme ficou quase quase lá. Quase...

 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness