20.2.09

Apostas para os Óscares

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Provavelmente, Valsa com Bashir. Opções menos prováveis (mas também com grande mérito) serão A Turma e o austríaco Revanche. Pessoalmente, não percebo o que valeu a nomeação ao Complexo Baader Meinhof, mas uma eventual vitória não seria a primeira decisão incompreensível parida pela Academia.

Aposta: A Valsa com Bashir (Israel)


Melhor Longa-Metragem de Animação

Algo estará muito mal se o vencedor não for certo e determinado robô com a mania das limpezas, perante concorrência que não consegue ser mais do que aceitável.

Aposta: Wall.E


Melhores Efeitos Visuais

O Cavaleiro das Trevas é perfeito neste campo e Homem de Ferro também. Mas nenhum destes consegue espantar. O envelhecimento ao contrário de Benjamin Button andará mais próximo disso.

Aposta: O Estranho Caso de Benjamin Button


Melhor Montagem Sonora

Para determinar o vencedor nesta categoria, os membros da Academia escrevem os títulos dos filmes em vibradores e lançam-nos à cabeça de Paris Hilton. O que provocar o esgar de enfado mais pronunciado leva a estatueta.

Aposta: O Cavaleiro das Trevas


Melhor Mistura Sonora

Idem. Ver acima.

Aposta: O Cavaleiro das Trevas


Melhor Canção Original

Mesmo que Peter Gabriel não interprete Down to Earth de Wall.E como protesto contra a decisão de cortar as canções para poupar tempo, será essa a decisão mais segura. A decisão mais justa seria uma das duas canções de Slumdog Millionaire (sobretudo Jai Ho), mas é capaz de ser exotismo demais para Hollywood. Ou, na volta, o exotismo está na moda este ano.

Aposta: Down to Earth (Wall.E)


Melhor Banda Sonora

É muito frequente que o filme premiado pela melhor canção não vença a categoria de Melhor Banda Sonora. Mantendo-se as considerações sobre o exotismo da música de Slumdog Millionaire referidas na categoria anterior, a aposta aponta para Bombaim.

Aposta: Slumdog Millionaire


Melhor Caracterização

Escolha difícil. O Cavaleiro das Trevas tem figuras impressionantes em Joker e Two-Face,* Benjamin Button tem os envelhecimentos fictícios mais convincentes de sempre e Hellboy 2 tem dois terços do elenco com caracterização mirabolante. Sejamos arrojados na aposta.

*Alguém mais perspicaz do que eu, lembrou-me que a caracterização do Two-Face é um efeito visual e não aplicação de maquilhagem. Obrigadinho, pá.

Aposta: HellBoy 2: O Exército Dourado


Melhor Guarda-Roupa

A Duquesa (filme passado em época mais remota entre os cinco nomeados) parece ser a opção mais óbvia. Por isso mesmo, é possível que não vença. Os restantes quatro terão hipóteses idênticas. Depois do arrojo na aposta anterior, jogue-se pelo seguro nesta (mesmo que um diabrete me segrede ao ouvido "Milk! Milk! Aposta no Milk!").

Aposta: O Estranho Caso de Benjamin Button


Melhor Direcção Artística

O mesmo diabrete que antes sugeria a aposta em Milk sugere agora aposta em Revolutionary Road. Não lhe demos ouvidos e continuemos a jogar pelo seguro.

Aposta: O Estranho Caso de Benjamin Button


Melhor Montagem

E quem não gosta de uma boa montagem?

Aposta: Slumdog Millionaire


Melhor Fotografia

Misturem-se porções generosas de Slumdog Millionaire com O Cavaleiro das Trevas numa terrina, adicione-se uma pitada de O Leitor e leve-se ao forno até dourar. O resultado será provavelmente o mais previsível.

Aposta: O Estranho Caso de Benjamin Button


Melhor Argumento Adaptado

Pondo Frost/Nixon fora do baralho, restam quatro candidatos de difícil escolha. Dúvida é a adaptação de uma peça conceituada feita pelo próprio dramaturgo, Benjamin Button, Slumdog Millionaire e O Leitor são adaptações feitas com mestria de romances de proveniências diversas. É melhor escolher ao calhas.

Aposta: Dúvida


Melhor Argumento Original

Outro imbróglio. Sem esquecer que Frozen River poderá ser o outsider da cerimónia, sem esquecer Mike Leigh, o peso do lobby gay e o clube de fãs de Colin Farrell, é melhor ir pelos motivos afectivos.

Aposta: Wall.E


Melhor Realização

David Fincher é muito bom rapaz. Mas o seu a seu dono. Tira as mãos, Ron Howard. Vai brincar com o que já tens e não mereceste.

Aposta: Danny Boyle (Slumdog Millionaire)


Melhor Actriz Secundária

Ganhe quem ganhar, será merecido. Marisa Tomei poderá ser uma surpresa, mas é provável que se decida entre as duas actrizes de Dúvida. Aposte-se na que tem mais tempo em cena.

Aposta: Amy Adams (Dúvida)


Melhor Actor Secundário

É difícil competir com um defunto. Por isso, sem hipóteses para os outros nomeados (por maiores que sejam os seus méritos). Se Heath Ledger estivesse vivo, Michael Shannon e Philip Seymour Hoffman tirariam a estatueta à sorte.

Aposta: Heath Ledger (O Cavaleiro das Trevas)


Melhor Actriz

Cuidadinho com Melissa Leo e Anne Hathaway. A Academia terá pena de Meryl Streep, já que um terceiro Óscar estragaria o arranjo dos dois que já tem e que usa como suportes de livros.

Aposta: Kate Winslet (O Leitor) (finalmente)


Melhor Actor

Sean Penn lança-se de grande altura sobre o prémio, mas é provável que aterre a seco no ringue.

Aposta: Mickey Rourke (The Wrestler)


Melhor Filme

O momento da verdade da noite. Nos seus piores momentos, a Academia atribuiria a estatueta a Benjamin Button. Nos melhores, não escapará a Slumdog Millionaire. Ou então, como sucedeu com o Crash de 2005, passa-lhes uma coisa pela vista, vence O Leitor e ficamos todos a coçar a cabeça sem perceber o que aconteceu.

Aposta: Slumdog Millionaire

Sem comentários:

 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness