17.12.08

Quantum of Solace


No mundo de hoje, há poucas coisas com que possamos contar. Recordes são batidos, mitos caem por terra, Plutão deixa de ser um planeta e Indiana Jones passa de agradável nostalgia a contemporâneo embaraço. Mas vai havendo âncoras que conferem alguma solidez às nossas vidas. Uma dessas âncoras é a interminável saga James Bond. Haja o que houver, haverá sempre uma nova aventura cinematográfica do agente secreto mais célebre do planeta, o que acontece desde 1962, produzindo resultados de qualidade irregular. Com ou sem Aston Martins, pistolas Walther PPK, relógios de pulso que disparam raios laser ou vodka-martinis shaken, not stirred. Em 2006, Casino Royale trouxe Bond para uma era que já não vai na cantiga do espião irresistível, sempre impecavelmente vestido e penteado, de graçola brejeira na ponta da língua e sorriso no canto da boca. E fê-lo por intermédio de um improvável Daniel Craig, um Bond duro como nenhum outro e mais rápido a puxar o gatilho do que a ponderar o delicado equilíbrio entre salvar o mundo, resgatar a bondgirl e dar tempo ao vilão para escapar à justa por uma porta escondida e jurar vingança antes de morrer inesperadamente graças à sua própria perfídia. O público gostou da receita, pediu mais e foi precisamente o que recebeu com Quantum of Solace.

-Interlúdio-

Quantum of Solace? Que se passou? Nada de Agente Implacável, Espião mas Pouco, Agarrem-me Esse Ecoterrorista ou outra tentativa imbecil de tradução espirituosa como as muitas a que, infelizmente, estamos habituados, quer o título seja de tradução complexa ou não? Devemos aplaudir ou ficar preocupados? Será isto apenas a bonança que antecede a tempestade? O próximo filme da série chamar-se-á Este Espião Dá Cabo de Mim?

-Fim de interlúdio-

Resumindo: Não tem o efeito de agradável surpresa do capítulo anterior e é realmente apenas mais do mesmo. Mas o público pede mais do mesmo há quase cinquenta anos e ainda não se cansou. Também não será desta.

Classificação: http://inepcia.com/cinemateca/olho5b.gif

Quantum of Solace

De: Marc Forster

Com: Daniel Craig, Olga Kurylenko, Judi Dench

Origem: http://inepcia.com/cinemateca/gb.gifhttp://inepcia.com/cinemateca/us.gif

Ano: 2008

Sem comentários:

 

a cinemateca deu cabo de mim © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness